Valorizando a Arte do Piauí: conheça a Geleia Total

Salut! Como estão todos? Hoje quero conversar com vocês sobre a riqueza da arte local. Como alguém que trabalha com a divulgação da arte produzida em nosso estado e com o público piauiense, posso afirmar que temos uma variedade imensa de expressões artísticas, nomes já consolidados nacional e internacionalmente e aqueles que surgem a cada dia e renovam a nossa arte com trabalhos de qualidade.

Para a divulgação desses nomes tão importantes para nossa cultura, o projeto Geleia Total se destaca e vem fazendo um trabalho admirável que vale a pena conhecer, caso vocês ainda não conheçam. Desde 2014, a Geleia Total se dedica a divulgar as produções artísticas do Piauí e homenagear semanalmente um de nossos artistas. Assim, o site do projeto reúne um material de pesquisa bastante valioso sobre cada artista, com um perfil de cada um, fotos e ainda conteúdo sobre eventos e projetos na área cultural.

Página inicial da Geleia Total

O trabalho feito por eles me interessou muito e despertou a identificação com o trabalho que realizamos na Montmartre Arte e Galeria, abrindo o espaço para expor trabalhos de artistas novos, colocando-os em um mesmo espaço para serem valorizados junto às obras de artistas já consolidados pelo público. Na Geleia Total, encontrei trabalhos de pessoas que admiro e fazem parte da galeria como Lúcia Lopes, Ítalo Lima, Yolanda Carvalho e Wêiler Barroso.

O projeto divulga trabalhos culturais em diversas áreas.

Segundo Noé Filho, idealizador do projeto, a Geleia Total surgiu do incômodo de saber que muitos piauienses não conheciam a arte produzida aqui. As áreas que o projeto abrange são muitas: música, dança, fotografia, pintura, poesia… enfim. Trata-se de um espaço democrático que tem como objetivo maior valorizar nossa vasta cultura e trazer à luz alguns trabalhos que não têm tanta visibilidade do público. Hoje, a equipe se orgulha em saber que muitas pessoas conheceram novos artistas graças ao projeto, através das mensagens que recebe do público que acompanha as novidades e aprende mais sobre nossos artistas com a Geleia Total.

A Geleia Total se dedica também à divulgação de eventos culturais.

Como as maiores realizações, Noé destaca a visibilidade que eles têm conseguido com o público, as visualizações e engajamentos nas redes sociais do projeto, além dos perfis de cada artista, que servem como fonte de pesquisa e também têm importância histórica. O site já foi visto em mais de 20 países, para termos uma noção da importância dessa divulgação do que temos de melhor. Além da forte presença na internet, eles se dedicam à realização de eventos na área cultural e estão sempre em busca de expandir esse compromisso com nossa arte. É um trabalho feito com o esforço e a seriedade de quem ama e dá valor à cultura piauiense. Para nós, é muito importante mostrar apoio a essa iniciativa que contribui imensamente com a cultura de nosso estado.

O projeto cumpre muito bem o papel de acrescentar conhecimento ao público sobre artistas que já conhecem, além de apresentar novos nomes que surgem no cenário piauiense. Como dica, sugiro a todos uma visita ao site (que foi lançado em 19 de outubro, dia do Piauí!) e as redes sociais do projeto:
Site: www.geleiatotal.com.br
Facebook: @geleiatotal
Instagram: @geleiatotal
Twitter: @geleiatotal

Outra dica que deixo a vocês é visitarem a exposição nacional Circuito Arte Brasil que começa no dia 7 de março na Montmartre Arte e Galeria com obras de 18 grandes artistas. Venha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *