Uma galeria de arte em um local cheio de História: O Mercado Velho de Teresina

Salut! Como vocês estão? Estou de volta para contar sobre uma visita maravilhosa que fiz ao Mercado Velho de Teresina, que hoje é lugar de exposição de incríveis trabalhos de diversos artistas, você sabia disso? A Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho, que fica na Praça da Bandeira, Centro de Teresina.

instalacao-mercado
A exposição reúne vários trabalhos de artistas locais (Foto: Acervo pessoal)
exposicao-mercado-velho
Fizemos uma transmissão ao vivo durante a visita! (Foto: Acervo pessoal)

Tudo começou com a reestruturação do Mercado Central, como parte do projeto de revitalização do Centro de Teresina, em 2017. A inauguração contou com uma exposição do grande artista Nonato Oliveira, no espaço dedicado à Arte. Hoje a galeria é uma vitrine para os artistas locais, recebendo trabalhos de pintura, ilustração, escultura, instalação, fotografia, dentre muitas outras formas, sob curadoria de Guga Carvalho.

A Galeria de Artes do Mercado Velho tem sido um espaço muito importante para divulgar o trabalho de estudantes e artistas formados pela Universidade Federal do Piauí, levando suas criações para o olhar do público em um local adequado e muito importante para a História de Teresina.

instalacao-mercado-velho
Lá você encontra instalações que são fruto de muita pesquisa (Foto: Acervo pessoal)

Um projeto que vem impulsionando a exposição dessas obras é o Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais, da Fundação Monsenhor Chaves, um projeto que já está em sua quarta edição. O mais interessante desse projeto é que ele mantém a estreita ligação da galeria de arte com o espaço do Mercado Velho onde ela está situada, propondo um resgate histórico e cultural do Mercado em si, pois convida os artistas participantes a abordar a importância e complexidade histórica, antropológica e estética do local, nos trabalhos inscritos no prêmio. Assim, fica evidente a proposta de exaltar o Mercado Velho e a História da cidade através da Arte, mantendo sempre vivas as mais diversas representações e significados pelo imaginário de cada artista.

trabalhos-mercado-velho
Os trabalhos têm uma abordagem histórica e cultural da região (Foto: Acervo pessoal)

O projeto tem feito muito sucesso e o número de inscrições só aumenta a cada nova edição. Os artistas selecionados são premiados em 7 mil reais. Nesta última edição, os escolhidos foram Alana Santos, Ariane Aranha, Anderson Morais, Gomes Paraguaçu, Luana Vitra, Mateus Sérvio e Railene Raio. Seus trabalhos estão hoje expostos no espaço do Mercado Velho e são fruto de estudos e pesquisas feitas pelos artistas, além, claro, da própria inspiração. Muito além de uma proposta de simples exposição, o projeto tem uma grande importância para os estudos e pesquisas no âmbito da cultura local.

galeria-mercado-velho
Vale a pena tirar uma tarde para visitar o espaço! (Foto: Acervo pessoal)

A exposição pode ser vista gratuitamente no Mercado Velho de segunda a sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h30. Vale a pena visitar e mergulhar nesse universo vasto que é a nossa cultura! Ah, Fiquem de olho na abertura do próximo edital previsto para início do próximo ano. Vamos às dicas de hoje?

Fui desafiada a fazer 30 lives no Instagram e resolvi transformar esse desafio em um projeto de arte da Montmartre! “Arte ao Vivo e a Cores” é o nome da nossa série de lives sobre diversos temas da Arte e com um convidado diferente a cada encontro! São três lives por semana que acontecem no nosso Instagram @galeriamontmartre! Os conteúdos estão incríveis, acompanhe!

Teresina ganhou um novo espaço público voltado à arte: a Galeria de Artes Mestre Portelada, um projeto da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI) junto a Prefeitura de Teresina e Cenajus. O espaço é destinado a receber obras de artistas integrantes da UAPPI, bem como demais artistas piauienses que buscam um local para expor seus trabalhos. A Galeria fica localizada no prédio do Cenajus, em frente à Praça da Bandeira, Centro de Teresina. Vale tirar uma tarde para visitar todos os espaços de Arte que hoje existem no Centro da nossa capital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *