Football Parade promove a arte em ritmo de Copa do Mundo

Hello! How are you? Bom, como estamos em época de Copa do Mundo, resolvi trazer esse tema relacionado à arte para nosso assunto da semana. O maior evento de arte de rua sobre futebol acontece nesta época aqui no Brasil e reúne o trabalho de grandes artistas: é a Football Parade. Realizada pela Global Football Expecience em parceria com o Sindicato de Atletas de São Paulo, a mostra traz 70 grandes esculturas de bolas de futebol customizadas pelos artistas participantes. E o mais interessante é que elas são expostas em vários locais públicos de São Paulo.

Ricardo Munhoz é um dos artistas participantes do projeto (Foto: Divulgação)

As esculturas são feitas em fibra de vidro, têm 1,30m de diâmetro e pesam 65 kg. Além de unir a arte ao momento esportivo, a Football Parade ainda tem um viés filantrópico. Empresários ou pessoas físicas interessadas puderam “adotar uma bola” e os fundos arrecadados foram destinados a organizações voltadas à inclusão social através do futebol. Esse projeto é realizado pela empresa GF-EX (Global Football Experience) para a Copa do Mundo na Rússia.

A artista Paula Portella customiza sua escultura para a Football Parade (Foto: Divulgação)

Grandes nomes da arte contemporânea brasileira participam desse projeto. Foi feita uma seleção artistas que se inscreveram para fazer parte da Football Parade. Um dos selecionados foi o artista plástico Dudu Rodrigues, o qual a Montmartre já teve o prazer de expor no Piauí, na 1ª Mostra Internacional de Arte. Ele levou seu estilo inconfundível para uma das esculturas de bola que pode ser vista nas ruas de São Paulo:

Dudu vê a Football Parade como um jogo de muita criatividade e conhecimento, com a participação de enormes talentos das artes plásticas. Para ele, é uma satisfação muito grande fazer parte desse time de artistas que integram o projeto. Assim, Dudu Rodrigues não mediu esforços em sair de Santa Catarina rumo a São Paulo para participar dessa experiência inusitada. “A arte como a que eu tenho o maior prazer de relatar a você leitor, só poderia acontecer por existir pessoas que lembram e nos dão a oportunidade em desenvolver o nosso trabalho”, afirma o artista plástico.

Dudu Rodrigues com sua escultura na Football Parade

A bola pintada pelo artista para a Football Parade é intitulada “Happy Humans By Dudu Rodrigues Artist” e traz figuras no estilo inconfundível de Dudu. “Tudo valeu e está valendo a pena através dos resultados e dos lindos trabalhos em artes nas gigantescas bolas espalhadas em todos os lugares da cidade de São Paulo”, completa.

Tive a oportunidade de visitar uma das esculturas da Football Parade (Foto: Acervo pessoal)

A exposição começou no dia 15 de julho e termina no último dia da copa, 15 de julho. A proposta ainda será expandida para mais de 50 países, com uma vasta programação. Entre os locais onde as bolas são expostas estão o Aeroporto Internacional de Guarulhos, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Prefeitura de São Paulo, dentre outros locais.

E vocês, conheciam esse projeto? Eu achei muito bacana essa união entre a arte e o esporte e ainda com viés social! É uma boa dica para quem está em São Paulo, ainda dá tempo de visitar.

Vamos às dicas de hoje?

Para saber mais sobre o projeto: http://footballparade.com

Para os pequenos: a Montmartre realiza neste mês de férias a oficina de arte infantil Pintando o Sete 2: de 23 a 26 de julho, das 15h às 17h na Montmartre Arte e Galeria. Informações e inscrições: (86) 98855-8626

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *