Dora Parentes comemora 50 anos dedicados às artes plásticas

Hello! How are you? Esta semana vamos fala sobre uma artista que admiro muito e tenho a honra de tê-la como uma parceira e como parte dos artistas que representamos na Montmartre: Dora Parentes. Este mês de novembro, ela comemora cinco décadas dedicadas à arte! São mais de 80 exposições individuais ao longo desses anos e cerca de 8 mil obras pelo mundo! É um marco para a arte piauiense, principalmente se tratando de uma de nossas artistas mais conhecidas e admiradas tanto aqui como nacional e internacionalmente.

Por essa razão, a artista lança neste mês a exposição comemorativa “5 tempos”. O lançamento aconteceu no último dia 20, em seu ateliê, na Fazenda Real. A exposição reúne o melhor da arte de Dora Parentes nesse meio século de muita arte. Segundo a própria artista, a mostra é uma retrospectiva de sua carreira. São trabalhos da década de 70, 80 e 90, até hoje.

gina-dora-parentes
Ao lado de Dora Parentes no Vernissage da exposição (Foto: Acervo pessoal)

Dora Parentes é piauiense radicada no Rio de Janeiro. Artista renomada no Brasil e com experiência internacional, já foi convidada para expor a convite do Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, além de ter recebido diversos prêmios e títulos de reconhecimento pela sua obra.

obra-dora-parente-cores
O uso das cores e da luz nas obras de Dora Parentes é inconfundível (Foto: Reprodução)

Em suas pinturas, encontrou na imagem do cavalo uma das figuras mais retratadas em seus trabalhos. Nela, chama a atenção da artista a imponência e a nobreza que o cavalo transmite. A natureza como um todo é bastante presente em suas pinturas com traços inconfundíveis. A exposição se dá em sua casa, com as obras espalhadas pelas paredes do local. A Fazenda Real é um lugar encantador que inspira arte e muita tranquilidade. Sempre saio de lá com boas energias a cada visita. Dora Parentes é uma excelente anfitriã. Além do lugar incrível e suas obras inconfundíveis, sua presença alegra a todos e a artista sempre recebe muito bem a todos os visitantes, com um lanche, uma boa conversa e muitas risadas.

pintura-dora-parentes
Destaque para a representaçaõ da natureza e de aspectos da cultura regional em sua obra (Foto: Reprodução)

Ter suas obras participando de exposições na Montmartre é sempre um enorme prazer e chama a atenção do público sempre. É o tipo de obra inconfundível que todos que chegam, apontam e dizem: esse é de Dora Parentes, conheço. Que artista não busca isso? Temos muito a nos espelhar nessa brilhante carreira. Ao falar dessa trajetória, a artista cita um texto bíblico: “Se eu pudesse transcrever toda a emoção que sinto, ao chegar a esta década trabalhando intensamente, com aproximadamente 8 mil quadros povoando o mundo, resumiria com uma única frase bíblica: “Até aqui me ajudou o senhor – 1 Samuel 7:12”.

visita-a-fazenda-real
Na Fazenda Real com Dora Parentes, a curadora de arte Elsa Elvas, o fotógrafo Valdeci Ribeiro, sua eposa Nydia e sua filha Liz (Foto: Acervo pessoal)

No site da artista, vocês podem encontrar mais informações sobre sua biografia, trabalhos e a opinião de importantes críticos culturais do Brasil sobre seus trabalhos: http://www.doraparentes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *