Conheça a European Fine Art Fair

Salut! Como vocês estão esta semana? Hoje o nosso assunto é Arte pelo mundo, com um importante evento que acontece na Europa anualmente, reunindo o melhor das artes plásticas, do design e antiguidades. A TEFAF, como é conhecida a The European Fine Art Fair, foi fundada em Maastricht, na Holanda, com sua primeira edição em 1988. A feira hoje é considerada um dos maiores eventos de arte do mundo.

É em Maastricht, no centro de convenções Maastricht Exhibition & Conference Centre (MEEC), que a feira é realizada todos os anos. Reunindo trabalhos trazidos por centenas de galerias de arte de dezenas de países, ela tem espaço para os chamados Old Masters – nomes consagrados na História da Arte –, além de peças de Arte Moderna e Contemporânea, na pintura, na fotografia, design de móveis, dentre outros. Nela, é possível encontrar objetos raros e grandiosas obras, a arte antiga e a arte contemporânea em um só local.

Katsuyo-Aoki,
Escultura em porcelana de Katsuyo Aoki, um dos destaques da edição 2020 (Foto: Divulgação)

A TEFAF ganhou status ainda mais importante internacionalmente quando ganhou sua versão sediada em New York. Com o intuito de se tornar mundial, a feira segue a tendência da Art Basel, sobre a qual falamos anteriormente no Artlife, que também tem edições em mais de um país. Ela é bastante focada em receber negociantes de obras de arte, colecionadores e representantes dos maiores museus do mundo, como o Louvre, em Paris, e o Rijksmuseum em Amsterdã.

o-paciente-rembrandt
O Paciente Inconsciente/O Olfato – Rembrandt (Foto: Reprodução)

Em todas as edições, a feira reúne milhares de peças, e dentre elas, telas de artistas como Pablo Picasso, Monet e Jean Michel Basquiat, ao mesmo tempo que também traz trabalhos atuais. Foi na TEFAF 2016 que foi vendida a primeira tela assinada pelo holandês Rembrandt, “O Paciente Inconsciente”, para o colecionador norte-americano Thomas S. Kaplan. Infelizmente ainda não há participação de galerias do Brasil no evento. Através de galerias internacionais, artistas brasileiros já tiveram obras na feira, como Vik Muniz e Osgêmeos.

osgemeos
Trabalho dos brasileiros Osgemeos que participou da feira (Foto: Reprodução)

A próxima edição da Tefaf Maastricht será doa dia 7 a 15 de março de 2020 no MECC Maastricht. A edição de New York será de 8 a 11 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *