As melhores dicas para passar a quarentena com muita arte!

Salut! Vocês estão bem? Sei que estamos passando por um momento muito difícil em todo o mundo com o crescimento dos casos de Coronavírus (Covid-19) e por isso devemos ficar o máximo possível em nossas casas para evitar o contágio. É um momento de colocarmos em primeiro lugar a nossa saúde e daqueles que convivem conosco. É justamente sobre esse período de quarentena que quero falar com vocês hoje. Resolvi trazer algumas dicas de como podemos preencher o tempo em casa com aquilo que mais gostamos: Arte!

Como sabemos, museus de todo o mundo estão fechados para conter aglomerações. O que muitos não sabem é que podemos acessar o acervo dos principais museus e galerias pelo mundo através da internet! As imagens são disponibilizadas nos sites de cada museu, dentre eles, o MoMA, em New York, o Louvre, em Paris, o British Museum, em LondresPinacoteca di Brera, em Milão, dentre muitos outros. A plataforma Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual por diversos museus pelo mundo! Van Gogh Museum e MASP são exemplos dos que você encontra lá. Eles estão listados por ordem de popularidade e você também pode buscar por ordem alfabética.

google-arts
O Google Arte e Cultura pode ser acessado via app ou site 

Penso que, com a internet em nossas mãos, muita coisa que antes não era possível se torna fácil e acessível para nós. O que não falta é conteúdo online sobre arte e cultura! Um canal no YouTube que indico fortemente a vocês e já até comentei sobre ele aqui no blog é o VIVIEUVI. A Vivi traz dicas de exposições, cursos e muitos outros assuntos interessantes sobre arte, além de fazer resumos bem divertidos sobre os acontecimentos mais recentes do mundo da arte. Dá pra aprender muita coisa legal com os vídeos do canal dela. Que tal maratonar esses conteúdos durante a sua quarentena? 

Um site brasileiro bem interessante é o bigorna.art.br. Trata-se de uma plataforma didática de arte contemporânea! Lá você encontra dicas, textos de visitas a exposições, além de posts explicativos sobre vários assuntos desse universo! 

bigorna-art
O site Bigorna traz muito conteúdo bacana sobre arte!

E que tal ler um livro? A literatura sobre arte disponível é vastíssima! Qual período e movimento artístico lhe interessam mais? Com certeza há um livro sobre eles! Vou deixar como dica dois livros mais gerais sobre arte, para quem procura entender mais sobre o assunto. Em “Isso é Arte?”, o editor de artes da BBC Will Gompertz conduz o leitor em uma viagem pelos mais de 150 anos de arte moderna com um texto bem leve e com ótimo senso de humor. Outro livro legal sobre o assunto é “Tudo sobre Arte”, de Stephen Farthing e Stephen Farthing. Com mais de 1.100 ilustrações coloridas de obras-primas, ele traz uma cronologia dos principais acontecimentos da História da Arte, abrangendo todos os gêneros artísticos.

Tem Netflix? Então vamos de indicação de filmes sobre Arte! Para quem admira a história de Frida Kahlo, o filme “Frida”, que conta sua trajetória, está disponível no serviço de streaming. Outro filme que você encontra por lá é “Com amor, Van Gogh”, uma linda animação feita com uma técnica a partir da pintura a óleo, uma verdadeira obra de arte. Diferente de uma biografia, esse filme é mais voltado para mostrar a arte do pintor. Se você gosta de documentários, “Burden” mostra através de performances e vídeos privados, a trajetória e as criações do artista Chris Burden, que ficou conhecido mundialmente por suas performances polêmicas e de alto risco em nome da arte!

burden
Conheça mais sobre esse grande artista de performances e instalações! (Imagem: Divulgação)

E por que não aproveitar o tempo em casa para produzir a SUA arte? Todos nós temos algo para expressar. Coloque a criatividade em ação e produza! Seja na  pintura, no desenho, na música, na dança, enfim! A arte nesse momento de pandemia está mais do que liberada, além de já sabermos dos benefícios que ela traz à nossa saúde mental. Com essas dicas, tenho certeza que não vão faltar atividades interessantes relacionadas à arte durante esse período, que acredito que será mais curto do que imaginamos! Vamos torcer e colaborar muito por isso! Tenham responsabilidade, muito cuidado com vocês e com seus entes queridos que possam estar em grupos de risco. Vamos evitar sair de casa, contato físico com outras pessoas e redobrar os cuidados com a higiene.

Siga o nosso Instagram @montmartreteresina, pois estamos postando sempre novas dicas de arte para você não precisar sair de casa! Aproveite as dicas e nos vemos aqui na próxima semana com mais um papo sobre arte. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *