As impressionantes instalações do artista argentino Leandro Erlich

Salut! Como estão? Semana passada, falamos sobre o grande artista de instalações Christo, um dos maiores da História. Hoje, quero continuar esse papo sobre instalações, trazendo um artista contemporâneo latino americano que impressiona o mundo com esse tipo de arte! Leandro Erlich é argentino, natural de Buenos Aires e trabalha com escultura, instalação e fotografia.

instalação-erlich
Sous Le Ciel Le Bon Marché (Foto: Reprodução)

As instalações de Erlich transformam espaços e geram ilusões de ótica. Além disso, elas levam o espectador para dentro das obras, como uma imersão na pintura. É aquele tipo de arte gigante que nos choca quando vemos e ficamos nos perguntando “como ele fez isso?”.  Um dos seus trabalhos mais famosos nesse estilo é Swimming Pool, que foi exibida no MoMA, em New York, em 2008.

piscina-erlich
A piscina criada por Herlich (Foto: Reprodução)

A instalação consiste em um local com paredes azuis, como em uma piscina, onde os espectadores podem entrar e ter a impressão de estarem no fundo de uma piscina. Na parte de cima, há uma camada de 10 centímetros de água, que dá a impressão de estar imerso na água, a quem está dentro da sala. O mais interessante é que essa “piscina” também pode ser vista por quem olha de cima, em outra parte do museu. Assim, é possível observar de fora, quem está na sala abaixo da camada de água. O resultado é essa incrível obra da foto:

dalston-house-1
Instalação Dalston House, em 2013 (Foto: Reprodução)

Outro trabalho que ficou bastante conhecido foi a instalação “Dalston House”, criada como parte do London Festival of Architecture 2013. Erlich utilizou um espelho enorme colocado em 45 graus na frente de um painel realista de uma casa. No painel, as pessoas podiam se posicionar de forma que, no espelho, parecesse que estavam escalando a casa ou penduradas nas janelas, por exemplo. Muito legal!

dalston-house-herlich
Veja como funciona essa instalação (Foto: Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *