A arte marcante e atual da japonesa Yayoi Kusama

Salut! Como vocês estão? Hoje resolvi, mais do que nunca, trazer INSPIRAÇÃO para vocês, trazendo uma conversa para a arte do hoje, a Arte Contemporânea e a história de uma artista plástica e escritora feminina incrível. Você já ouviu falar na japonesa Yayoi Kusama? Natural de Matsumoto, o trabalho dessa pintora de 91 anos é marcado por pontos e bolas, além do uso de cores vivas. Sua obra vai além da pintura, englobando escultura, instalação, performance e literatura.

yayoi-kusama
A artista em seu museu, em Tóquio (Foto: Reprodução)

Ela nasceu em 22 de março de 1929 e começou a pintar ainda criança, aos 10 anos de idade, mas essa paixão foi muito reprimida por sua mãe, que era uma figura muito autoritária e a agredia fisicamente, o que tornou ainda mais difícil para Kusama conviver com sua condição psíquica. Sua relação com a família era bastante conturbada.

Conhecida por seus padrões de “polka dot”, espelhos e abóboras, Kusama é uma artista de personalidade marcante, que costuma pintar a partir de ideias que lhe surgem no momento, sem fazer desenhos iniciais. Segundo ela, que se considera uma artista “obsessiva”, sua arte origem em alucinações que só ela consegue ver. As repetições de bolas e pontos sempre surgem na mente da artista, que sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Em suas obras podemos encontrar características do minimalismo, pop art e do surrealismo.

aboboras-kusama
As abóboras também são uma marca do trabalho da artista (Foto: Reprodução)

Em 1957, mudou-se para os Estados Unidos a convite da pintora americana Georgia O’Keeffe participando, assim, da efervescente cena artística de Nova York nos anos 60, em que se destacaram artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, mas não teve muito apoio da crítica americana, que privilegiava criações de artista homens. Em 1973, retornou ao Japão e dois anos depois decidiu viver voluntariamente em um hospital psiquiátrico.

Desde 2011 colabora com a indústria da moda. Fez parcerias com a grife Louis Vuitton para a criação de coleções com estampas de polka dot, verdadeira marca registrada da artista. E não foram só as roupas e acessórios que entraram no mundo de Yayoi Kusama. A artista desenhou todo o ambiente de algumas lojas de grife, que viraram instalações suas. É realmente impressionante a capacidade criativa que ela tem e como aplica nas mais diversas áreas. Ela respira arte a cada dia mais!

louis-vuitton-kusama
Loja da Louis Vuitton em Londres transformada instalação de Yayoi Kusama (Foto: Reprodução)

Ela tem passado os últimos 40 anos em um hospital psiquiátrico, mas continua produzindo e se mantendo relevante. Prova de que sua arte só fica mais atual, é que os espaços criados por ela em museus pelo mundo são extremamente interessantes para o público de hoje, que gosta de compartilhar fotos na internet. São ambientes chamados “instagramáveis”, que geram o desejo de fotografar e compartilhar sua presença naquele local.

espelhos-kusama
Yayoi Kusama trabalha a ideia de infinito usando um ambiente com espelhos (Foto: Reprodução)

Hoje a artista tem um museu próprio no Japão, inaugurado em 2017, em Tóquio. Em 2018 foi lançado o filme “Infinito”, que conta a história dessa artista. Seu trabalho segue encantando pessoas em todo o mundo, inconfundível, encantador. É a arte mais POP do que nunca! Vamos às dicas de hoje?

Que tal renovar o ambiente da sua casa, onde você mais tem  passado tempo nos últimos meses? A arte traz paz, serenidade e ressignifica os espaços do seu lar. Compre e receba em casa com toda a segurança pela nossa loja online: bit.ly/LojaMontmartre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *