Como Caravaggio chamou a atenção da sociedade com sua arte

Salut! Vocês estão bem? Já estamos na metade do ano e falamos sobre tantos assuntos bacanas por aqui… Hoje pensei em viajarmos no tempo novamente e falarmos de um famoso pintor italiano que teve falecimento no mês de Julho. Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio foi o primeiro grande representante do estilo Barroco. O seu nome artístico foi escolhido por assim se chamar a aldeia natal de sua família.

As informações sobre a biografia dele são escassas. Ele viveu na época em que Milão sofreu um surto da peste bubônica, fazendo com que sua família, que lá morava se refugiasse na zona rural. Mais tarde, ele começava sua carreira artística, trabalhando durante meses como assistente do artista Giuseppe Cesari, em Milão.

Como Caravaggio chamou a atenção da sociedade com sua arteRetrato de Caravaggio por Ottavio Leoni (Foto: Reprodução)

Caravaggio teve inspiração de pintores renascentistas, como Leonardo da Vinci. Os temas de suas pinturas eram mitológicos e religiosos, mas o que chocou a sociedade à época, era o fato de que ele também retratava imagens de pessoas da cidade como comerciantes prostitutas e camponeses. O destaque está para o contraste da luz com a obscuridade que suas obras evidenciavam, com o efeito chamado tenebrismo. , que dava a suas obras o ar sombrio e dramático que elas carregavam.

davi-caravaggio
Davi com a cabeça de Golias (Foto: Reprodução)

A forma como o artista pintava cenas religiosas de forma realista e trazia aspectos mundanos em eventos bíblicos chocava bastante a sociedade da época. Ele pintava figuras santas com características humanas que as pessoas não estavam acostumadas a ver, além de “tomar emprestado” o rosto de figuras do cotidiano para representar nas telas, personagens bíblicos como Maria os apóstolos.

Caravaggio teve como patrono o Cardeal Del Monte, que garantiu ao artista, em 1599, a decoração da Capela Contarelli na Igreja de San Luigi dei Francesci com cenas da vida de São Mateus. Foi também o cardeal quem encomendou uma das obras mais famosas do pintor, Medusa. Assim, ele passou a ser conhecido por suas pinturas religiosas, retratando com realismo cenas dramáticas, com contextos bíblicos e reflexões sobre vida e morte, dentre outros temas relacionados.

medusa
Medusa, de Caravaggio (Foto: Reprodução)

Ele teve uma vida conturbada, com vários episódios de violência, chegando a ser preso e fugir. Seu estilo foi repetido por diversos artistas que surgiram depois, como Rembrandt e até hoje é inspiração para pinturas e no cinema. O artista faleceu aos 38 anos, por causas desconhecidas. O curioso é que a causa da morte foi descoberta apenas em 2018, por cientistas que pesquisaram e chegaram à conclusão de que ele morreu devido a uma infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus.

Deixo como dica para vocês, o filme Caravaggio – A Alma e o Sangue (2018), sobre a vida do artista.

Visite a loja online da Montmartre! Novas obras entraram no catálogo virtual e temos itens com 30% de desconto e todo o valor destinado a casas de idosos de Teresina, pela Rede Pense Piauí. Link da loja: https://montmartre-galeria.myshopify.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *